O que levar numa bagagem de mão

December 07, 2017


Quando ainda não havia companhias low-cost, sabíamos que em qualquer companhia podíamos levar bagagem de mão e bagagem de porão porque estava incluído no preço. Assim que surgiram as low-cost com preços bastante atractivos as coisas começaram a mudar. Para além do preço, a maior diferença está na bagagem de porão que, bom, desde este ano já não é diferença também (talvez vos traga este assunto numa outra publicação).

Ao fazer uma viagem de dois ou três dias é natural que não precisemos de levar connosco muita coisa. Optamos então por levar só bagagem de mão porque é o suficiente. O problema é que ainda assim parece que, mesmo para dois ou três dias, temos de levar a casa toda. Falo por mim. Quando tenho de confinar tudo numa bagagem de mão até 10kg e deixar espaço para recordações, vejo-me à nora, principalmente quando vou para um destino onde faz imenso frio e a roupa já ocupa muito espaço porque é mais grossa. Mas ainda tenho de levar lingerie, produtos de higiene, calçado, equipamentos electrónicos e os documentos da viagem.

Mas não desesperem. Há solução! São bastantes as vezes que viajo só com uma bagagem de mão e por isso aprendi alguns truques e hoje venho partilhar com vocês. Vá, papel e caneta à mão e toca a apontar.

ROUPA:
- Evitem ocupar espaço na bagagem com os casacos. Escolham apenas um que vos proteja do frio e levem-no já vestido.
- Levem vestido uma muda de roupa que poderão utilizar no regresso mas cujas peças dêem para conjugar com outras que levam na mala. A ideia é tentar levar no mínimo três mudas de roupa mas com poucas peças. Até vos pode fazer confusão vestir as mesmas calças duas vezes mas em dias diferentes mas em viagens assim não vejo qual o problema. Se for bem conjugado nas fotografias as pessoas não reparem que as calças são as mesmas.
- Ao dobrar a roupa, não o façam como normalmente colocam nas gavetas. Dobrem mas depois façam rolinhos, como nesta foto.
- A lingerie teve ser também toda enrolada e, no caso das meias podem ser guardadas em sacos plásticos e colocadas dentro do calçado.

CALÇADO:
- Deve ser a primeira coisa a ser colocado na mala. Aconselho a levar umas sapatilhas confortáveis para poderem caminhar durante o dia mas, levem também um calçado mais fancy caso tenham em mente um final de tarde mais românticos com o vosso/a namorado/a.
- Se forem a algum destino em que é preciso levar um calçado mais pesado e compridos, como as botas de cano alto, levem-nas calçadas.

PRODUTOS DE HIGIENE (no caso da mulheres):
- Primeiro ponto: ter em atenção os mililitros que se pode levar. 100ml por casa produto mas na soma final só pode chegar a 1 litro.
- O ideal é levar produtos em miniatura que vocês tenham e que façam o mesmo trabalho que os produtos que normalmente utilizam. Em vez de levarem o vosso creme diário, levem uma miniatura ou um tester se tiverem. Em vez da base diária, façam o mesmo que o creme. Quando aos restantes produtos de maquilhagem como sombras, rímel, eyeliner não abusem. Levem só o essencial, e evitem levar as paletes de NYX ou da Urban Decay porque são demasiado valiosas para ficarem retidas no aeroporto ou se partirem na viagem.
- Se não vivem sem perfume, tenham em atenção que respeita as medidas impostas.
- Verifiquem se no alojamento têm secador de cabelo. Assim escusam de comprar um secador de viagem. Vá, e conseguem sobreviver sem a prancha de esticar ou de enrolar durante uns dias. Esses aparelhos podem ser retidos no aeroporto por não haver em tamanho de viagem e por serem considerados armas brancas.

PRODUTOS DE HIGIENE (no caso dos homens):
- Aqui também se deve ter atenção às medidas dos produtos mas os rapazes são mais fáceis. Quanto muito levam o creme diário e o gel para o cabelo mas não descurem dos 100ml no máximo por produto. Facto que já me aconteceu: numa viagem Lisboa/Londres levava na minha mala de mão um creme para os caracóis da Garnier que tinha 120ml mas dava para ver pela embalagem que estava quase vazio mas, como na embalagem dizia 120ml o produto ficou no aeroporto.
- Nada de levarem a máquina de barbear por ser considero material cortante e perigoso. Aconselho a fazer a barba ou a aparar a gosto para não precisarem dela durante a viagem.

EQUIPAMENTOS ELECTRÓNICOS:
- Façam uma selecção do que realmente necessitam. Telemóvel, power bank, maquina fotográfica, portátil (precisam mesmo de o levar), tablet (se calhar é a melhor opção além de ser mais compacta),  carregadores e adaptador universal que, em muitos destinos dá jeito porque nem todos os países têm as mesmas tomadas que nós. Todos estes equipamentos passam no controlo de segurança no aeroporto, têm apenas de os tirar da mala para passarem à parte.

Normalmente a ordem em que faço a minha mala é a seguinte: calçado - roupa - produtos de higiene e equipamentos electrónicos. Fico sempre com espaço na mala para colocar uma pequena mochila com a qual vou andar sempre e parar trazer algumas recordações ou até uma peça de roupa daquelas típicas do "I love (e o nome do destino)". Vocês já faziam isto? Se têm outras dicas, partilhem comigo!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Que conselhos excelentes, eu cá não fazia ideia, também nunca andei de avião xD

    ReplyDelete
  2. Acho que o maior truque é mesmo levar as coisas maiores e mais pesadas já vestidas xD
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ReplyDelete
  3. obrigada pelo comentário <3
    tens aqui ótimas dicas, adorei :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. Normalmente a mala de mão para mim é impensável, levo sempre bagagem de porão e às vezes parece que não chega! Ahahah

    R: também me parece bom :p

    ReplyDelete
  5. Só é necessário planear bem o que se precisa. Acabei de vir de uma semana de férias no inverno e uma mala de mão chegou perfeitamente :)

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Eu levo sempre uma mala maiorzita comigo também para levar mais coisas, quando vejo que a mala principal está cheia x)
    Mas são boas dicas! Eu tenho manter-me sempre com coordenados básicos, que dão para usar com tudo, e assim poupo bastante espaço, e tal como indicas, levo sempre o maior casaco comigo, e calçado igual :)

    ReplyDelete
  7. Bons conselhos! Já tenho todo um sistema quando viajo, tanto para mala de mão como de porão =)

    MRS. MARGOT

    ReplyDelete