O Natal na cidade de Viseu

December 04, 2017


E já estamos, outra vez, em Dezembro. Não vos parece que ainda foi ontem que iniciámos o ano de 2017? Agora já estamos quase a entrar em 2018. É o tempo que passa rápido ou nós é que andamos com pressa?

Hoje venho falar da minha cidade. Viseu. Terra de Viriato, melhor cidade para se viver, coração de Portugal. Em Viseu também festejamos o Natal e existe um programa de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro totalmente dedicado à época mais bonita do ano que podem ver aqui detalhada.


A cidade de Viseu esmera-se todos os anos no que respeita à iluminação de Natal e este ano não é excepção. O Rossio é o ponto principal onde encontramos um presépio e uma construção iluminada que varia todos os anos e, para mim, este ano é a melhor. O Castelo! É simplesmente lindo. 
As crianças deliram e os adultos voltam a ser crianças. Eu esboço um sorriso de cada vez que passo por lá. Ainda no Rossio, mas já no Jardim das Mães também temos alguma iluminação mas ainda não tenho fotos dela. As ruas principais do centro histórico estão iluminadas com chapéus, doces entre outros elementos natalícios.
É na entrada do Mercado 2 de Maio que encontramos, pelo segundo ano consecutivo, a "Sagrada Família" representada numa construção simplesmente maravilhosa. Envolveu dezenas de pessoas da Bordallo Pinheiro para criarem esta obra, mais de dois meses de trabalho e milhares de euros.

Um trabalho muito bem conseguido. Quem por ali passa não ignora estas três esculturas porque realmente merecem todo o reconhecimento mesmo por aqueles que estão completamente desligados da religião mas sabem apreciar uma peça de arte.

A "Sagrada Família" tem vigilância constante e está apenas protegida por uma pequena barreira de vidro. No primeiro ano da sua exposição receei que algo corresse mal porque existem pessoas que são más ao ponto de lhes apetecer destruir algo deste género. Felizmente não aconteceu nada e espero que assim continue.

Resta-me convidar-vos a virem visitar a cidade Viseu. Quem por cá passa fica encantado e leva consigo boas memórias. Quem sabe, podemos cruzar-nos por aí.


Tenho de agradecer à Cherry por este post que publicou e que me levou a pegar numa das sugestões e trazê-la para o Meraki. Confesso que estou na momento da vida de um blogger em que a inspiração é escassa. Felizmente sigo blogs que me inspiram, sejam eles de viagens ou não, que voltam a "acender-me a lâmpada".

You Might Also Like

7 comentários

  1. Fiquei com vontade de ir aí só ver <3

    ReplyDelete
  2. Só estive uma vez em Viseu e foi mesmooo de passagem, tenho mesmo de regressar!


    Há passatempo a decorrer no blogue, se quiseres participar é só carregares aqui:
    https://rititidecidiuescrever.blogspot.pt/2017/12/passatempo-e-quem-que-receber-um-livro.html

    Beijinho *

    ReplyDelete
  3. que lindo! pela primeira vez acho que fiquei com vontade de ir a viseu :)

    ReplyDelete
  4. Aqui por Lisboa as decorações natalícias já são mais que muitas pena que em alguns locais ainda não estejam acesas ..

    ReplyDelete
  5. Super fofo :)

    http://voltaemeiaa.blogspot.pt

    ReplyDelete
  6. Realmente a ilumicação ficou linda!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/12/gamiss-embroidery-pieces-review.html

    Beijinhos ♥

    ReplyDelete