Cabo Verde || Santa Maria

November 06, 2017


A cidade de Santa Maria fica no sul da Ilha do Sal e é aqui que estão concentrados a maior parte dos melhores hotéis-resort. É também em Santa Maria que estão as mais belas praia da ilha. No entanto, a praia que eu mais gostei não tinha turistas. A primeira fotografia e esta segunda foram tiradas numa praia onde só havia turistas.
 

Uma seca, certo? Pois, como se costuma dizer "Em Roma, sê Romano", eu em Cabo Verde preferi dar valor às tradições deles. Qual praia com turistas, qual quê. Eu e mais uns colegas com quem fui nesta viagem decidimos ir todos até ao pontão de Santa Maria. Aqui sim, é a alegria total! A primeira aventura começou dentro do táxi. As duas colegas que foram comigo, disseram "vai tu à frente que estás mais gira e pode ser que ele nos faça um desconto quando for para pagar". Loucas! O que é certo é que pagámos 4€ por todas e os colegas que foram noutro táxi pagaram 6€. Muahaha, resultou eu ir à frente.


É no pontão de Santa Maria que todas as manhãs chega peixe fresco que é ali negociado e vendido. Em toda a marginal, existem bares e restaurantes de várias especialidades. Torna-se um passeio bonito de se fazer mas a vida aqui é mais genuína. Vê-se mais habitantes do que turistas e é disso que eu gosto.


A praia aqui tem mais vida. Era Domingo à tarde, famílias e amigos juntavam-se todos e por ali ficam até ao pôr-do-sol. O mar aqui também é mais calmo e aquele azul-esverdeado é maravilhoso. Dá mesmo vontade de entrar dentro de água mas acreditem que não estava assim tão quente como dizem que costuma estar (eu ainda molhei os pés). Também fui em Maio, normalmente é a partir de Junho que a água fica mais quentinha.


Passámos algum tempo no pontão pois ficámos deliciados com a alegria das crianças a saltarem para o mar, a subir as escadas e a repetir tudo de novo. Mais engraçado é que entre elas competiam e viam quem fazia o melhor salto. Os rapazes do meu grupo decidiram alinhar e juntaram-se a elas. Foi ver sorrisos de orelha a orelha nas crianças por terem mais pessoas a brincarem com elas.




Santa Maria tem um cantinho especial no meu coração. As pessoas são tão alegres, tão genuínas. É impossível não nos sentirmos contagiados. Quando damos por nós, estamos a sorrir como nunca antes o fizemos. Mesmo que eu não tenha ido ao mar, mesmo que não tenha brincado com as crianças, senti-me extremamente feliz.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Ai que maravilha!! Que vontade de ir e conhecer!

    ReplyDelete
  2. Bem, que viagem que deves ter feito! As fotografias estão incríveis. Cabo Verde é um sítio que gostava imenso de visitar, mas como tu dizes, para interagir mais com a população local do que propriamente ficar fechada num resort. Estou a gostar imenso dos teus posts acerca da viagem ;)
    Em relação ao teu post sobre a pesagem dos passageiros, agora que sei do que falo, concordo completamente contigo :)
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Que viagem maravilhosa, estou encantada!

    ReplyDelete

Booking.com