Santiago de Compostela || O destino final dos Caminhos

October 10, 2016


A viagem a Santiago de Compostela foi o presente de aniversário que a família encontrou para oferecer à minha mãe nos seus 50 anos. Inicialmente era para ser Madrid mas depois acabámos por optar por Santiago com paragem em Vigo e no regresso fazer algumas cidades do norte do nosso país.

Uma viagem que para além de cultural foi um teste à minha família. Foram dois carros, sete pessoas, tudo adulto e tudo a querer mandar. Um desafio extremamente grande em que no final os mais velhos disseram "é muito mais fácil viajar com os filhos quando eles são pequeninos e vão para onde a gente vai e não resmungam".
Quando iniciamos a viagem o nosso destino final seria Santiago de Compostela. Tínhamos em mente chegar por volta da hora do almoço mas a nossa viagem foi atribulada até lá. Uma avaria que nos atrasou fazendo com que só tenhamos chegado a Santiago pelas 16:00. Era Março, os dias escuriam rápido e estava um tempo chuvoso o que não ajudou muito.

A cidade  é bastante conhecida por ser o destino final dos Caminhos de Santiago achava que era algo diferente ou das fotos que vi, esperava algo mais grandioso. Acredito que o facto da Catedral estar em obras tirou bastante a beleza daquele local porque ainda assim, reconheço o potencial.

A Praza do Obradoiro é muito bonita e tem a forma de um rectângulo, em que a Catedral de Santiago tem em frente o Paço de Raxoi que é a actual Câmara Municipal, do seu lado direito o Hospital dos Reis Católicos que é agora um hotel de luxo chamado Parador Museo Santiago e à esquerda o Colégio de São Jerónimo que serve actualmente de sede da reitoria da Universidade de Santiago de Compostela.

Ao entrar pelas ruelas do centro histórico as pessoas caminhavam sem pressas e paravam em todas as lojinhas. Optámos por jantar primeiro e só depois ver algumas dessas lojas. De uma delas trouxemos a Torta de Santiago que é bastante saborosa e é super simples: mistura de farinha, ovos, açúcar e amêndoas!

Após o jantar, tivemos a oportunidade de assistir à procissão da "Virgen de la Soledad" em que a Virgem é carregada por vários homens encapuzados, um pouco assustador tendo em conta que os capuzes era pretos e a noite já estava cerrada mas ainda assim, bastante interessante de se assistir.

Dizem que o facto de podermos ficar desapontados com determinado destino deve-se a vários factores que não estão relacionados directamente com os locais em si. Neste caso, acredito que tenha sido a chuva e o pouco tempo que estivemos em Santiago que me fez ficar um pouco triste com o que vi mas ainda assim quero dar uma segunda oportunidade a Santiago e quando surgir a oportunidade, tenciono voltar.
 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nunca visitei mas já ouvi maravilhas.

    ReplyDelete
  2. Ainda fui lá o ano passado e adoro, penso que o sítio é mesmo giro e acolhedor!
    Adorei as fotos, beijinhos :)

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/as-minhas-ultimas-compras.html

    ReplyDelete

Booking.com