terras tunisinas || kairouan

Foi em Kairouan onde tive a experiência de andar com um lenço à cabeça pois as mulheres não podem andar com os ombros e cabelo à mostra e também não podem mostrar os joelhos. Já sabia para onde ia e levei comigo um lenço perfeito para a ocasião e quando estava a fazer a mala olhei para ele e pensei "és o tal".
Kairouan é conhecida como "cidade das 50 mesquitas". Estão a ver aqueles filmes que têm algumas cenas em locais muçulmanos e se ouvem vozes e música pelos altifalantes? Tal e qual. Eu vivi esta experiência e gostei tanto! Daqui estamos mais perto de Sousse e Monastir, já a 165 quilómetros de distância de Tunis.

Entrámos em duas mesquitas mas apenas numa delas é que logo à entrada os senhores disseram "mulheres tapadas por favor". Nesta mesma mesquita havia um grupo de muçulmanos que se estavam a preparar para a sua oração. Eles não se incomodaram com a nossa presença mas nós também respeitámos o que eles iam fazer. Tirámos fotografias antes de eles iniciarem a oração, câmaras sem flash e depois dirigimos-nos ao enorme átrio onde o sol batia com tanta força que custava a abrir os olhos e tentámos fazer o mínimo barulho possível.

As construções e os ornamentos das mesquitas fascinam-me. São dois aspectos aos quais eu dou muita importância, os quais eu aprecio imenso. Do que vi, fiquei maravilhada.

Em Kairouan também estivemos numa loja de carpetes, onde o senhor nos explicou em perfeito português como cada carpete era feita e quanto custava. Fomos para uma sala onde nos mostrou vários géneros, vários desenhos. Tudo feito à mão. Infelizmente a carpete que mais me chamou à atenção e que poderia ser empacotada para poder trazer no avião (também era pequena e não havia problema), custava 1200€. Cara, mas era tão, mas tão bonita!

Sem comentários :