etapas da diferença de idades entre irmãos

maio 08, 2015


Entre mim e o meu irmão são seis anos de diferença. Eu sou a mais velha e desde que ele fez 17 anos que nos temos entendido melhor e cheguei à conclusão que a relação com o meu irmão teve e tem várias etapas e nós estamos a passar por uma delas. 

Primeira etapa: aquela em que o irmão nasce. Nós temos seis anos e ele é um recém-nascido. A coisinha mais fofa e tenho aquele sentimento de tratar bem ele.

Segunda etapa: ele tem seis anos e eu doze. Enquanto ele entra na escola eu já lá ando há algum tempo e sinto aquela necessidade ou vontade de o ajudar no que for preciso. Contudo, temos sempre desavenças porque enquanto ele ainda quer brinquedos, eu já arrumei as barbies e prefiro fazer outras coisas.

Terceira etapa: ele tem dez anos e eu dezasseis. Claro que não nos damos nada bem. Queremos é distância um do outro. Ele chateia-me porque ainda é criança e quer brincar e eu já estou crescida e tenho outras coisas em que pensar.

Quarta etapa: ele tem catorze e eu já conto com vinte anos. Ele quase a ter de decidir o que fazer no secundário, que escola e que curso escolher. Eu, como irmã mais velha e por andar na faculdade, alerto-o para as várias opções que, na minha altura, não me foram expostas por parte dos professores e muito menos dos pais que também não conheciam muito. Nesta fase eu falo e ele não ouve. Fase em que só pensa nele mesmo e não quer mesmo saber da opinião dos outros.

Quinta etapa: ele tem dezassete anos e eu já tenho vinte e três. É esta a fase pela qual estamos a passar. Somos muito amigos, e temos várias coisas em comum. Ele pede-me opiniões, faz perguntas. Temos assuntos em comuns e conseguimos ter uma boa conversa. Eu continuo com aquele sentimento de o alertar para a vida. Seja a nível pessoal como académica e profissional. Ele começa a querer sair à noite e eu dou-lhe conselhos básicos para não andar a consumir coisas que não deve sem conhecimento e consentimento.

Mais etapas virão mas não posso falar delas pois ainda não sei o que acontece nelas. E vocês, em que etapa estão com os vossos irmãos ou irmãs?

You Might Also Like

3 comentários