sê feliz hoje, amanhã e para sempre

março 20, 2015



Hoje é o Dia Internacional da Felicidade.
Ser feliz é algo que todos nós desejamos e, quando nos perguntam o que queremos mais nesta vida a resposta típica é "ser feliz". Mas não basta dizer que queremos ser felizes. Temos de agir. Mas como? Existem inúmeras maneiras mas após uma pesquisa feita partilho com vocês as que achei mais interessantes:

1 » Sorri
Dizem que sorrir é o melhor remédio e é. Assim que acordem, sorriam. Quando se cruzarem com alguém, sorriam. Com os vossos mais queridos, sorriam. Sorriam. Sorriam muito. Atrai energias positivas e contagia os outros.

2 » Pratica exercício físico
Seja ao ar livre ou num ginásio, faz exercício físico. Enquanto estás a treinar esqueces-te das coisas que te atormentam. Faz bem à saúde seja ela física como mental. Vais ver que se te sentes muito melhor.

3 » Hora do sexo
O sexo faz bem e é bom. Ajuda em imensas coisas e aquela desculpa do "ah, que me dói a cabeça" não é desculpa pois o sexo até trata da dor de cabeça. O que importa é fazer. E com regularidade. Vão ver como andam mais bem dispostos durante o dia. E não sou eu que o digo. Há imensos estudos sobre este assunto.

4 » Vai para a rua
Ficar em casa colocado em frente ao computador não é vida. Confesso que houve uma altura que fazia isso com alguma frequência mas sei que não faz bem nenhum. Seja sozinho ou ocupado, é óptimo ir para a rua. Nem que seja para estarmos num banco de jardim a apanhar sol e a ler um livro, ouvir música ou simplesmente a "ver a banda passar". E eu que o diga que tenho feito isso muita vez.

5 » Faz yoga ou meditação
Muitos de nós não damos importância ao que o nosso corpo pede. Bastam entre 10 a 30 minutos por dia para fazer yoga ou para meditar. Num lugar calmo onde possam apenas ter música de fundo relaxante, dediquem esse tempo a vocês mesmo. Foquem-se apenas no vosso corpo e esquecem tudo. Vão ver que, no final, se sentem mais leves e encaram os vossos problemas com outros olhos e até acabam por conseguir resolvê-los melhor. Para além de fazer bem à mente e ao corpo também ajuda com alguns problemas que possamos ter como a ansiedade.

6 » Eliminem os medicamentos
Já repararam que agora para qualquer coisinha nos é receitado um medicamento? Não os consumam. Se acharem que podem tratar os vossos problemas de maneira natural então foquem-se nisso. Referi a ansiedade atrás e este problema é algo que pode ser realmente controlado sem medicamentos. Mas atenção, depende tudo da escala de gravidade dos vossos problemas. No entanto, se estiverem interessados em seguir esta sugestão, existem as medicinas alternativas. A acupuntura é uma delas.

7 » Dorme mais
É costume irmos para a cama e o nosso cérebro não pára. A yoga, a meditação ou até o exercício físico ajudam-nos a limpar o cérebro e assim conseguimos adormecer mais calmos. Aconselha-se a que durmam cerca de 8h por dia. Sei que muitas vezes não dá mas tentem. Mas mesmo que durmam cinco horas, então durmam bem. Vão ver que o dia vos corre melhor e são mais produtivos.

8 » Ouve música, dança e canta
Isto é algo que faço com regularidade. Como tenho tido mais tempo livre, chego a fazer isto cerca de três vezes por semana. Basicamente, eu tenho algumas playlists gravadas em cd's que fui criando ao longo dos anos, coloco o cd no meu leitor de dvd/home cinema, ponho o som no máximo e vou cantando - mesmo que mal - e vou dançando - mesmo que não saiba. Basta-me uma ou duas horas. Experimentem.

9 » Agradece
Mesmo que não seja necessário, um obrigado fica sempre bem. Mas se não és bom com as palavras, procura agradecer com gestos que muitas vezes são mais sinceros do que o próprio "obrigado".

10 » Cultiva o positivismo
Lá porque a vida possa estar a correr mal, temos de procurar o positivismo de tudo. Temos de acreditar que tudo irá correr melhor. O maior desafio é expandir o positivismo para as outras pessoas. Energias positivas atraem coisas positivas.

11 » Afasta-te dos negativistas
Já deste conta do número de pessoas à tua volta que se queixam de tudo e de todos? Afasta-os. Eu aprendi a fazer isso quando entrei na faculdade e houve uma pessoa em particular que eu afastei por completo e desde então que me sinto melhor. No caso de não poderes ou conseguires afastar essas pessoas, faz ouvidos moucos quando se começarem a queixar disto e daquilo.

12 » O passado é isso mesmo
Por vezes estamos tão focados no que se passou há uns anos atrás que não conseguimos avançar, seguir caminho e aproveitar o que temos agora. Está mal. O passado já lá vai e se aconteceu assim, limitamos-nos a aceitar e tiramos melhor partido do que nos aconteceu para melhorar aquilo que realmente importa: o presente e o futuro.

13 » Faz mudanças e remodelações
Achas que aquela parede está demasiado branca? Achas que aquele móvel não está no sítio certo? Achas até que aquela peça de roupa já devia era estar no contentor? Muda. Remodela. Andar a limpar, mudar e pôr mais bonito aquilo que gostamos dá-nos uma sensação de felicidade enorme.

14 » Come melhor
Muito daquilo que somos passa pela alimentação. E os avisos são sempre os mesmos: cuidado com os fritos, aposta nos grelhados e cozidos. E não te esqueças: bebe muita água. Tem o corpo hidratado e bem alimentado é óptimo.

15 » Ama-te
Eu sei que há aqueles dias em que acordamos e vemos tudo o que é mau em nós mas, não estaremos nós a ver coisas onde elas não existem? Trata de ti. Cuida de ti. Ama-te. Dedica tempo para ti próprio. Seja para pintar as unhas, para ir à depilação ou fazer uma massagem, seja para ires comprar uma peça de roupa ou um cosmético e tu, homem que estás por aí a ler, também podes ir fazer uma massagem ou se preferires, até podes ir andar de kart, o que achas? Gostarmos de nós próprios é meio caminho andado para nos sentirmos e sermos felizes.

You Might Also Like

14 comentários